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18-05-2024 08:12
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Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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O algoritmo tem o poder de mudar o DNA de um jogador, depois de que ele seja lançado? Ou seja: o sistema pode impedir que um time, tanto na sorte, quanto pela competência de seu manager, possa alcançar um time com, por ex 5 atacantes com chute 10, velo 10, controle 10, ou que valha pro desarme 10? Pergunto porque fui checar e dificilmente acontecem tetra campeões brasileiros, não é? Daí ficou a dúvida se, quem sabe, o algoritmo interfira no desenvolvimento de jogadores num time, pra evitar que ele atinja a perfeição?
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Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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É tão raro esse tipo de jogador que é estatisticamente quase impossível um time conseguir mais de um supertalento (10/10/10) a cada geração (ciclo de 3 temporadas de juvenis). Conseguir um já é espetacular.

Os times com os super elencos só acontecem com muita competência e esforço, com treinamento de alto nível e garimpagem dos potenciais craques no mercado. Esses craques custam muito caro desde o princípio, e o risco de não desenvolverem o suficiente para justificar a fortuna gasta são bem elevados.

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Sim, você está certo. Obrigado pela resposta.
Mas a pergunta é outra: o Algoritmo tem o poder de alterar o DNA do jogador, depois dele ser lançado? Ou seja, mudar o limite de atributos, afim de evitar super times?
Digamos que numa sorte, o manager ao longo de 4 temporadas (1 ano) receba dentre seus juvenis e compras 8 jogadores que chegariam a 10 de chute, 10 de velo e 10 de controle. Se é aleatório, isso poderia acontecer, porque não? Mas digamos que hipoteticamente ocorresse. Daí a curiosidade: o algoritmo interferiria, alterando esses atributos, afim de evitar o super time?

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Não deve existir tal algoritmo, não seria necessário, dada a probabilidade ínfima de acontecer com os jogadores criados no time.

Claro que com jogadores comprados, com excelente potencial, H4 L2 S4 por exemplo, a probabilidade é maior. Mas ainda assim é pequena e tem altíssimo custo. O que não justifica tal vigilância dos algorítmos sobre o elenco de um ser time.

Imagina como seria complexo esse mecanismo, se existisse.

É mais fácil acreditar que a terra é plana, e que as justificativas para o terraplanismo tem algum sentido. Ou mais fácil ainda, crer que há fatores ocultos no MZ. Esses até pode ser, pois seriam muito mais fáceis criar fatores ocultos do que vigilância eterna sobre os elencos.

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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O mouse flutuando é uma maravilha pra estragar o texto. E o velho português que mora aqui reclamou da concordância.

Corrigindo o texto acima.

"O que não justifica tal vigilância dos algorítmos sobre o elenco de um time."

"Esses (os fatores ocultos) até podem existir, pois seria muito mais fácil criar fatores ocultos do que vigilância eterna sobre os elencos."

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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De toda forma, é interessante trazer esse assunto, acho até que seria melhor aproveitado no fórum MZ Talk.

A TZ dessa semana fala um pouco sobre os tais fatores ocultos, e sua curiosidade tem a ver com isso, creio eu.

O tópico do capibaribe no Talk descreve a análise de 100mil jogadores, que passaram pelo mercado de transferências, e demonstra as probabilidades de maximização de atributos de acordo com os potenciais de treinamento.

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Acho que os dois estão falando de coisas diferentes... se for no sentido de maximizações, atributos em si, não, não tem como mudar (principalmente com a criação do Relatório do Observador). Ali, o limite de atributos do jogador está demarcado a partir do seu nascimento.

No caso de rendimento, que é provavelmente o que o amigo que criou o tópico quis supor, sim, existe uma limitação. Jogo o MZ há muitos anos (muitos mesmo) e o atual simulador sempre tende a equilibrar tabelas de campeonatos, principalmente da LO. Já vimos sequências de títulos nos tempos antigos como com Bardo, Camargo, Dragões Vermelhos e outras equipes, mas hoje isso seria impossível. Simplesmente porque o simulador não deixa.

É só checar a última rodada do CB com duas goleadas inexplicáveis pra cima do líder Rondinone e do Galo na Veia. Nada explica um líder com quase 100% de aproveitamento tomar 8x0 do lanterna, e claro, os dois não tem um abismo desse tamanho de diferença técnica (hoje, todas as equipes do CB são muito qualificadas).

Acho que a Crew achou um jeito de não deixar o jogo "sem graça" pra alguns managers equilibrando as tabelas e não deixando ninguém disparar. Mas sinceramente, acho um desprestígio pra quem chega nesse nível de rendimento e vê o time ser nerfado em jogos decisivos.

Se checar as tabelas dos últimos Campeonatos Brasileiros, verá muito mais equilíbrio do que em outros tempos. Raramente acontece um campeão com margem alta de vantagem.

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Mas aí, Guilherme, essas oscilações tem mais a ver com a mecânica do SIM, que pode num jogo aleatório desqualificar uma equipe e favorecer a outra. Se intencionalmente ou não, é uma outra história.

No jogo seguinte os jogadores voltam a ter rendimento compatível, então não se trata de alterar o DNA de desenvolvimento dos jogadores (resultado de longo prazo), mas sim a eficiência do time num jogo específico (curto prazo).

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Tanto o 20, quanto o GuiMazer estão corretíssimos.
O jogador já "nasce" com os seus atributos definidos e só depende da capacidade e paciência do dirigente treiná-lo adequadamente e nada fará isso mudar. Em tese, qualquer time poderia ter todo o elenco 10-10-10, sem qualquer problema. Infelizmente, entretanto, a possibilidade estatística disso ocorrer é ínfima.
De igual modo, o rendimento do time como um todo pode variar de competição para competição e de partida para partida e isso é definido por uma variável inserida no simulador, como explicou o GuiMazer.
Diferenças de desempenho entre jogadores semelhantes, por outro lado, podem se dever ao conjunto tático em que cada um está inserido, dentre outras coisas, uma das quais o famoso "fator oculto".
Para os céticos da existência do(s) fator(es) oculto(s), a antiga máxima espanhola cabe bem:
"No creo en brujas, pero que las hay, las hay"

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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"There are more things in heaven and earth, Horatio,
than are dreamt of in your philosophy"

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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[BRAU18]
President
Muitas teorias da conspiração nesse tópico, e talvez algumas sejam verdadeiras…

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Acredito que é algo concreto que o jogador ja vem com o potencial definido desde o começo que chega no clube.

Oque influencia em conseguir se tornar um jogador de elite é o treinamento e as limitações pré estabelcidas... existe inumeros dirigentes com historico de formar grandes craques e acredito que não tenha nenhum DNA que seja ajustado; apenas a boa e velha sorte.

--------

Diferente do citado pelo @Mazer; não acredito que tenha um sistema para bufar ou nerfar algum time... apenas um cenario competitivo muito diferente de 30~40 temporadas atras.

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Só uma coisa é fato, o SIM busca equilíbrio, até times teoricamente ruins tem chance.

Outra coisa, não precisa ter o melhor elenco e a tática mais apropriada pra determinado jogo pra ganhar. Pensem nisso:)

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Outra coisa, não precisa ter o melhor elenco e a tática mais apropriada pra determinado jogo pra ganhar. Pensem nisso:
Mas então é isso falam sobre fatores ocultos?
E “pensando aqui”, conforme sugeriu Jonathan, será que então, dentro do questionado, o algoritmo poderia interferir no fluxograma de jeito que a capacidade do jogador fosse alterada sutilmente, sem interferir na apresentação das bolinhas? Pra evitar o penta, o hexa o “n”?

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Não acho que o sistema crie uma barreira para brecar o crescimento do jogador em detrimento do clube em que seja sorteado a aparecer, mas acho bem plausível o SIM fazer isso nos jogos.
Não teria nem pq o sistema fazer isso, visto que, se com dinheiro, tu monta um super time e não tem fator de análise que impeça isso.

Mas o SIM sim (hehehe) pode. Eu já dei aula em time duas vezes mais caro, assim como já tomei surra de relho de sub 18. Certamente, usando das palavras do Jonathan, se o SIM busca o equilíbrio, não importa se teu atacante seja 10/10/10/10 ele vai chutar na cara do gandula em vários momentos, pra criar esse fator de equilíbrio. Ele limita as características do jogador durante o jogo. Já tive jogador titular com mais de 60 bolinhas sendo desarmado (E COLOCADO NO BOLSO) por juva com 1 bolinha em desarme.

*eu acho que eu misturei os dois tópicos que estavam sendo criados no assunto, mals hahahah

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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[BRAU18]
President
Diferentemente da maioria, não acredito que exista uma busca proposital pelo equilíbrio nas partidas. Porém, acredito fortemente que os jogadores não se resumem aos atributos que vemos na tela, o que poderia contribuir para um maior equilíbrio numa partida entre equipes desiguais.

Mas eu sou tão relativamente novo nesse jogo que fico até com preguiça de escrever algo. Posso estar terrivelmente enganado. Prefiro ler o que vcs têm a dizer. Mas é fato que minha pouca experiência me faz acreditar que não existe nenhum sistema de handicap. Pelo menos por enquanto.

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Vamos lá:

O jogador já nasce pronto. Sempre!
O quê isso significa? Significa que se está previsto ter 5 bolas em chute, 8 em cabeceio, 10 em resistência e 4 em desarme, é isso que ele vai ter, estando em um time "top", ou em um de 8ª divisão.

O time pode ter rendimento diferente em fases diferentes da mesma competição, ou em competições diferentes. Isso se aplica ao TIME, ou seja ao conjunto de jogadores e à formação tática, não a um jogador especificamente.

Um jogador pode render mais do que suas bolinhas sugerem, ou menos. Isso é função de: 1- tática, 2- conjunto do elenco, 3- tática do adversário, 4- "fator oculto".

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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icabode wrote:
Vamos lá:

O jogador já nasce pronto. Sempre!
O quê isso significa? Significa que se está previsto ter 5 bolas em chute, 8 em cabeceio, 10 em resistência e 4 em desarme, é isso que ele vai ter, estando em um time "top", ou em um de 8ª divisão.

O time pode ter rendimento diferente em fases diferentes da mesma competição, ou em competições diferentes. Isso se aplica ao TIME, ou seja ao conjunto de jogadores e à formação tática, não a um jogador especificamente.

Um jogador pode render mais do que suas bolinhas sugerem, ou menos. Isso é função de: 1- tática, 2- conjunto do elenco, 3- tática do adversário, 4- "fator oculto".


Assino embaixo, é exatamente como penso.

Quanto ao tal fator oculto, acredito que exista (se eu acredito, existe, pelo menos na minha cabeça hehe) tanto coletivamente, afetando o time todo, quanto individualmente. De novo, o coletivo tem fases, às vezes de um jogo só, em que o time não funciona como deveria. Eu chamaria de fator oculto coletivo de curto prazo.

Já O tal fator oculto individual, na minha compreensão do jogo, é um potencial que não aparece nos atributos. Tem certos jogos que vejo jogadores que seriam perebas, mas estão na hora certa, no lugar certo, e fazem gols incríveis. Outros com grande habilidade de passe, dando assistências o tempo todo, mas sem atributos que justifiquem. Essas habilidades não farão um time fraco se tornar invencível, mas quando se enfrentam equipes com força semelhante eles podem fazer a diferença.

É impossível controlar o tempo todo essas discrepâncias entre o real e o potencial. Mas o jeito de diminuir esses fatores, se eu tenho um time forte, se chama "tática". Cada detalhe faz diferença.

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Complementando, não acredito que haja manipulação de resultados, para intencionalmente favorecer o lanterna contra o líder, por exemplo, para equilibrar a tabela.

Mas não tiro a razão dos que acreditam, devem ter testemunhado algumas dessas ocorrências, e como estive fora do jogo por tanto tempo (30 temporadas) posso estar desatualizado.

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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hehe

Acho que eu escrevi as mesmas coisas que o Douglas, com outras palavras.

douglaskampl wrote:
Diferentemente da maioria, não acredito que exista uma busca proposital pelo equilíbrio nas partidas. Porém, acredito fortemente que os jogadores não se resumem aos atributos que vemos na tela, o que poderia contribuir para um maior equilíbrio numa partida entre equipes desiguais.

Mas eu sou tão relativamente novo nesse jogo que fico até com preguiça de escrever algo. Posso estar terrivelmente enganado. Prefiro ler o que vcs têm a dizer. Mas é fato que minha pouca experiência me faz acreditar que não existe nenhum sistema de handicap. Pelo menos por enquanto.

Re: Na verdade, mais uma curiosidade do que uma pergunta:

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Não posso afirmar que tenho certeza pois não tenho provas, mas acredito fortemente que o MZ "manipula" não o resultado, e sim o "desempenho do time em geral" em certos momentos (principalmente na LO).

Eu tinha um elenco com jogadores "cheio de falhas" (IN:7, RES:7 CH/DE:8 ...) e subi para a div.1 direto, chequei em final de CO, ganhei CO, na maioria das vezes conquistava ao menos o selo "top 100", vide o perfil/histórico do meu time.
E de repente (na segunda temporada na div.1) quando finalmente montei um elenco "sem falhas", maioria dos jogadores VE:9/10, RE:8/9 IN:9/10 CH/DE:9/10, PL:8/9 etc... Consegui a proeza de perder 10 jogos seguidos, na outra temporada emendei mais 7 jogos, particularmente isso me desanimou muito, deixei uma tática padrão na div.1, larguei mão, e de repente comecei a ganhar novamente (mesmo elenco).

Agora estou aqui na DIV.2 tomando sacode, não digo nada porque vendi alguns jogadores, e o time está no piloto automático, mas creio que tenho elenco para mais bonito...

Não vendi o elenco inteiro e entrei em "stand by" por que esqueci de trocar as táticas no returno e não queria prejudicar ninguém na LO.

Meu elenco inteiro está aberto (existem melhores) mas não compreendo porque levo tanto sacode, talvez o problema seja o gestor, que para não perder os cabelos vai dar um tempo e se preocupar com coisas mais importantes hehe
 
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